Os cães são especialistas em farejar comida saborosa e fedorenta espalhada por aí e engoli-la rapidamente antes que você possa pegá-la. Eles também vasculham armários, geladeiras e latas de lixo sem que você veja. Depois, há muitas pessoas que querem mimar um cachorro, alimentando-o com restos de comida.
Mas nem todos os alimentos são “amigos do seu adorado Lulu da Pomerânia”. Saber quais alimentos são tóxicos para cães é útil para prevenir envenenamentos acidentais.
Aqui está uma lista útil de alimentos para o seu cão evitar e o que fazer se eles os comerem:
Neste artigo, cobrimos frutas, vegetais e sementes que podem ser tóxicos para cães. Para ler sobre bebidas, chá, café e chocolates potencialmente tóxicos, clique aqui . Para ler sobre carnes e peixes nocivos e potencialmente tóxicos, clique aqui . Para ler sobre ingredientes potencialmente tóxicos, clique aqui .
Lembre-se, se você suspeitar que seu cão ingeriu um alimento tóxico, procure atendimento veterinário imediatamente.
Uvas e Passas
Sabia que as uvas são tóxicas para cachorros?
Comer apenas 2 a 3 uvas ou passas pode ser venenoso para um cão da raça Lulu da Pomerânia, embora a dose tóxica exata varie de cão para cão.
Os sinais de toxicidade ocorrem dentro de 24 horas e podem começar dentro de algumas horas após a ingestão das uvas.
Sintomas: vômitos, perda de apetite, diarreia, dor abdominal, diminuição da produção de urina, fraqueza e andar “embriagado”.
Resultados possíveis: Pode causar danos irreversíveis aos rins, possivelmente resultando em morte.
Ação: Leve seu animal de estimação ao seu veterinário ou clínica de emergência. O veterinário pode começar induzindo o vômito, ou o estômago pode ser bombeado (lavagem gástrica). O tratamento envolve cuidados de suporte agressivos – particularmente fluidoterapia e medicamentos.
Cebola, alho e cebolinha
Cebola, alho e cebolinha podem causar a destruição dos glóbulos vermelhos conhecida como anemia do corpo de Heinz, uma forma de anemia hemolítica. Nenhuma quantidade clara foi estabelecida quanto ao início da anemia. Mas para o alho, se o seu cão consumir o equivalente a 1 colher de chá de alho para cada 5 kg de peso (1 colher de chá para um cão de 5 kg), ele pode destruir os glóbulos vermelhos.
No caso do seu Lulu da Pomerânia, meia colher de chá de alho pode causar um intoxicação grave.
A reação tóxica pode resultar de cebola crua, cozida ou seca, alho, cebolinha, incluindo aqueles incluídos em pó ou desidratados. Evite todos os alimentos que contenham cebola ou variantes de cebola (como molho de espaguete).
Sintomas: gengivas pálidas, batimentos cardíacos acelerados, fraqueza e letargia, vômitos, diarréia e urina com sangue.
Possíveis resultados: pode causar danos irreversíveis aos rins, morte.
Ação: Leve seu animal de estimação ao veterinário ou clínica de emergência para atendimento. O veterinário pode administrar transfusões de sangue e/ou oxigênio, seguidas de fluidoterapia.
Abacates (folhas, fruto, semente)
Os abacates contêm Persin , que pode causar vômitos e diarréia em cães, além de desencadear dificuldade para respirar, acúmulo de líquido no peito, abdômen e coração ou pancreatite.
Está em debate se a poupa do fruto e os óleos reais são ou não venenosos para os cães, sem conclusões científicas no momento. Observe que a poupa do abacate e os óleos de abacate são usados em alguns produtos e alimentos para cães.
Sintomas: problemas respiratórios (perda de ar, pieira), vómitos, diarreia, congestão nasal, acumulação de líquido no coração e na zona do peito do cão.
Possíveis resultados: pancreatite, privação de oxigênio levando à morte.
Ação: Leve seu animal de estimação ao seu veterinário ou clínica de emergência. O veterinário pode começar induzindo o vômito, ou o estômago pode ser bombeado (lavagem gástrica). O tratamento envolve cuidados de suporte agressivos, incluindo fluidoterapia e medicamentos.
Tomate verde e planta
Os tomates verdes e a parte vegetal dos tomates contêm tomatina, um alcaloide relacionado à solanina e à atropina.
À medida que a fruta amadurece, a tomatina é metabolizada. Portanto, tomates vermelhos maduros provavelmente não são prejudiciais a um cão quando comidos.
As plantas de tomate (as trepadeiras, caules e folhas), no entanto, são tóxicas e podem causar sintomas graves se ingeridas por um cão.
Tomates verdes e não amadurecidos também podem ser potencialmente prejudiciais, mas contêm menos substâncias químicas tóxicas – tomatina e atropina – do que as partes da planta e, portanto, podem simplesmente causar dores de estômago.
A atropina está concentrada nas videiras e folhas de um tomateiro e pode causar pupilas dilatadas, tremores e arritmias cardíacas. A tomatina causa anormalidades no sistema nervoso, nos rins e no trato digestivo.
Sintomas: Tremores, convulsões, arritmias cardíacas. Os sinais clínicos de envenenamento por tomatina incluem letargia, baba, dificuldade em respirar, cólicas, vômitos, diarréia ou constipação, pupilas dilatadas, paralisia, efeitos cardíacos, sinais do sistema nervoso central (por exemplo, ataxia, fraqueza muscular, tremores, convulsões), resultantes de inibição da colinesterase, coma e morte.
Ação: Leve seu animal de estimação ao veterinário ou clínica de emergência para atendimento.
Batatas cruas e batatas verdes
Comer batatas cruas ou verdes ou com uma borda verde distinta entre a casca e o interior pode ser tóxico por causa dos alcaloides solanum que podem causar envenenamento por solanina. Os sintomas da ingestão de solanina podem incluir náusea, diarréia, vômito, cólicas estomacais, disritmia cardíaca, dor de cabeça e tontura.
Portanto, as batatas verdes não devem ser comidas por humanos ou cães, pois podem adoecer. Batatas cruas também contêm oxalatos (como tomates) aos quais os cães podem reagir. Oxalatos podem causar anormalidades no sistema nervoso, rins e trato digestivo.
Nota: Batatas cozidas parecem ser boas para cães e podem ser encontradas em muitos alimentos comerciais para cães.
Sintomas de oxalatos: Tremores, convulsões, arritmias cardíacas.
Ação: Leve seu animal de estimação ao veterinário ou clínica de emergência para atendimento.
RUIBARBO
Como os tomates e as batatas cruas, o ruibarbo contém oxalatos, que desencadeiam anormalidades no sistema nervoso, nos rins e no trato digestivo.
Sintomas: Tremores, convulsões, arritmias cardíacas.
Ação: Leve seu animal de estimação ao veterinário ou clínica de emergência para atendimento.
Cogumelos (selvagens / venenosos)
Enquanto alguns cogumelos são totalmente bons para cães, outros podem conter toxinas, são muito perigosos para cães e, nos piores casos, podem resultar em morte.
Cogumelos brancos comuns parecem ser seguros para os cães comerem e não são considerados alimentos perigosos para cães. No entanto, os cogumelos silvestres costumam ser venenosos.
A maioria dos casos fatais de envenenamento são pelo cogumelo da tampa da morte ( Amanita Phalloides ), que felizmente não são usados na culinária. É melhor considerar todos os cogumelos selvagens potencialmente tóxicos para cães.
Os sintomas variam dependendo do cogumelo. Eles podem incluir: anormalidades do sistema nervoso, ansiedade, inquietação, batimentos cardíacos lentos, respiração ofegante, micção, salivação, diarréia, convulsão, coma, vômito.
Para os sintomas do cogumelo da tampa da morte, os sintomas incluem: diarréia sanguinolenta profusa, náusea e vômito, dor abdominal, desidratação, febre e batimentos cardíacos acelerados que duram aproximadamente 24 horas. A próxima fase resulta em morte dentro de 3 a 7 dias.
Possíveis resultados: falência de órgãos (incluindo rins, fígado, cérebro), convulsão, coma, vômito e morte.
Ação: Leve seu cão ao veterinário imediatamente. Se possível recolha uma amostra do cogumelo que o seu cão comeu para identificação da espécie de cogumelo. Nota: Não guarde os cogumelos num saco de plástico. Use um saco de papel, papel toalha úmido ou papel manteiga.
Caroços de frutas e sementes
Sementes de maçã, caroço de cereja, caroço de pêssego e caroço de ameixa contêm cianeto tóxico , que é venenoso para cães. Além disso, caroços e sementes podem causar obstrução intestinal.
Os sinais de obstrução intestinal podem incluir: anorexia, vômito, diarreia, dor abdominal, letargia, falta de apetite, abdômen inchado, febre, desidratação e choque. Sem tratamento, a morte pode ocorrer dentro de 3 a 4 dias.
Os sintomas de envenenamento por cianeto incluem: pupilas dilatadas, apreensão, hiperventilação, choque, vômito, respiração ofegante, apnéia, taquicardia, arritmias cardíacas, coma, irritação da pele.
Resultados possíveis: parada cardíaca, coma, morte.
Ação: Leve seu animal de estimação ao atendimento veterinário de emergência imediatamente. Em alguns casos, existem antídotos. Outros tratamentos incluem oxigenoterapia, fluidos e cuidados de suporte.
Sementes de Caqui
As sementes de caqui podem causar inflamação do intestino do cachorro causando enterite.
Sintomas: diarreia e possivelmente febre alta.
Ação: Leve seu animal ao veterinário imediatamente. Em alguns casos, existem antídotos. Outros tratamentos incluem oxigenoterapia, fluidos e cuidados de suporte.
Nozes, pistache e castanha do pará
As nozes são frequentemente contaminadas com níveis muito baixos do veneno Aflatoxina , que vem do fungo Aspergillus . Embora os níveis sejam seguros para humanos, os cães são extremamente sensíveis a esse veneno, e mesmo níveis baixos de aflatoxina podem ser extremamente tóxicos e levar a complicações como gastroenterite.
As nozes podem causar várias outras doenças e envenenamento canino. As nozes também têm um alto teor de fósforo que causa a formação de pedras na bexiga em cães.
A manteiga de amendoim (sem sal) parece não ser tóxica para cães, embora os próprios amendoins possam ter efeitos nocivos em seu cão.
Os sintomas de envenenamento por aflatoxina incluem: perda de apetite, letargia, vômito, urina de cor laranja e icterícia, insuficiência hepática, vômito tingido de sangue e fezes ensanguentadas ou enegrecidas.
Resultados possíveis: A aflatoxina causa necrose hepatocelular grave (insuficiência hepática aguda) em 72 horas.
Os sintomas de gastroenterite incluem: vômitos persistentes (às vezes, a bile pode ser vista no vômito), desidratação e diarreia aquosa. Letargia, falta de apetite, estômago roncando e apatia geral.
Os sintomas de pedras na bexiga incluem: dificuldade em urinar, micção frequente “pingando”, urina com sangue, dor ao urinar. Isso resulta em bloqueio do trato urinário devido a pedras na bexiga.
Esses episódios podem ser agudos (de curta duração) ou durar vários dias.
Ação: Leve seu cão ao veterinário para tratamento imediato.
Nozes de macadâmia
Geralmente, o consumo de nozes de macadâmia não será fatal, mas pode fazer com que seu cão fique extremamente doente. A toxina na noz não é conhecida.
A ingestão de apenas um punhado de nozes pode causar efeitos adversos. Apenas seis nozes de macadâmia podem desencadear dificuldades locomotoras em cães. A toxicidade geralmente se manifesta dentro de 6 a 24 horas.
Sintomas: vômito, fraqueza, depressão, falta de energia, andar embriagado, dor nas articulações/musculares e inchaço nas articulações, tremores, ataxia, hipertermia, dor abdominal.
Resultados possíveis: Gravemente doente. Pode requerer hospitalização.
Ação: Leve seu animal de estimação ao veterinário se os sintomas não diminuírem ou se consumir grande quantidade de nozes. Os cães são tipicamente tratados sintomaticamente e se recuperam sem intercorrências dentro de 1 a 2 dias. Cuidados de suporte hospitalar podem ser recomendados para cães que ficam muito doentes.
Em conclusão, é importante ter atenção às fontes de alimentos que fornecemos aos nossos animais de estimação. Algumas frutas, legumes e sementes que são comuns na nossa dieta podem ser tóxicos para o Lulu da Pomerânia e causar graves problemas de saúde. É sempre aconselhável consultar um veterinário antes de oferecer qualquer alimento novo ao seu animal de estimação, para garantir a sua segurança alimentar. Alimentar seu Lulu da Pomerânia com uma dieta equilibrada e segura é fundamental para ajudar a garantir uma vida saudável e longa para ele.