Se você tem cães de diferentes idades em casa, já deve ter se perguntado: cachorro adulto pode comer ração de filhote? Ou até que idade o cachorro come ração de filhote? E até mesmo cachorro filhote pode comer ração de cachorro grande? Não fique aflito(a), essas dúvidas são super comuns, afinal, são muitos os tipos de ração disponíveis no mercado: filhote, adulto, idoso e as direcionadas a animais com diferentes problemas de saúde. Entenda abaixo por que cada fase da vida do seu pet exige um tipo de alimento e ofereça ao seu peludo a melhor opção. Continue lendo e saiba mais!
Cachorro adulto pode comer ração de filhote?
Não! Cachorro adulto não pode comer ração de filhote. Cada cachorro deve se alimentar com a ração adequada para a sua etapa da vida.
Quais a diferenças entre os tipos de ração para cachorro:
Assim como os humanos, os cães passam por diferentes fases da vida, o que interfere diretamente nas necessidades nutricionais. Essas fases não são longas, e devemos ficar de olho para oferecer a ração de cachorro mais adequada para cada idade. Os pets são considerados filhotes até o segundo ano de vida, quando se tornam adultos. Depois dos 7 anos, já são considerados idosos.
Filhote de cachorro está em fase de crescimento. É nesse período que precisam de todos os nutrientes tanto em qualidade quanto em quantidade adequadas. A alimentação dos filhotes é prioritariamente de leite materno. Caso a mãe não possa amamentar, é recomendado ao tutor que ofereça o leite de fórmula, que também possui os nutrientes necessários. Entre os 30 e 45 dias de vida, os dentes começam a crescer, e já se pode fornecer ração sólida de forma gradual.
Ração de cachorro para cada idade
As rações para cachorros são produzidas segundo as necessidades nutricionais e físicas de cada fase dos peludos:
Ração para cachorro filhotes
- Rica em proteínas para fornecer energia e auxiliar na formação muscular e de outros tecidos;
- Rica em cálcio e ferro para o desenvolvimento ósseo;
- Rica em vitaminas e minerais para garantir o crescimento forte e saudável;
- Menos fósforo para melhor calcificação dos ossos.
- Formulada com ômegas 3 e 7
- Auxilia na saúde da pele e beleza da pelagem
- Equilibra o intestino do pet
- Proteínas de qualidade que ajudam no desenvolvimento muscular, ósseo e dental
- Disponível em embalagens de 3kg e 15kg
Ração para cachorro adulto
- Menos cálcio e ferro devido à menor necessidade energética;
- Foco na manutenção do peso;
- Equilíbrio nutricional para suprir as necessidades e manter o organismo do pet saudável.
- Alimento Premium Especial para Cães Adultos de todos os portes e tamanhos
- Redução do odor das fezes, seleção de ingredientes especiais que auxiliam na redução do odor das fezes;
- Blend de proteínas, máxima satisfação para o paladar;
- Maior rendimento, ingredientes de alto aproveitamento ricos em vitaminas e minerais;
Ração para cachorro idoso
- Rica em antioxidantes para atrasar sinais de envelhecimento;
- Rica em ômega 6 e 3;
- Rica em aminoácidos, entre outros nutrientes, para proteger ossos e articulações;
- Suporte a problemas da idade, como os de coração.
- Alimento completo para cães.
Como oferecer a ração para filhote?
A ração para filhotes, além de ter uma formulação diferente, deve ser oferecida com mais frequência devido ao alto gasto energético dos filhotes, que podem ter crises de hipoglicemia. Para evitar isso, é recomendado alimentar o filhote a cada 4 horas enquanto ele estiver ativo. Conforme o cachorro cresce, por volta dos 6 meses, as refeições podem ser espaçadas até chegar a duas por dia. A troca da ração de filhote para a de adulto deve ser feita com orientação veterinária.
Leia Também
Cachorro Pode Comer Maçã?
Como dar Banho em Cachorro Filhote?
Qual é a idade certa para fazer a transição da ração?
Agora que sabemos que cães adultos não devem comer ração de filhote, é importante entender o momento certo para fazer a troca. Filhotes devem consumir ração específica entre 45 dias e 2 anos de idade. A partir dos 2 anos, o cão é considerado adulto e deve receber ração apropriada para essa fase. Ao atingir cerca de 7 anos, o cão entra na fase sênior, necessitando de outra mudança na alimentação. Essas orientações são para cães saudáveis, e qualquer problema de saúde deve ser tratado com orientação veterinária para garantir a melhor dieta.
Cachorro idoso pode comer ração de filhote?
A resposta é Sim, alimentar um cachorro mais velho com ração inadequada, como a de outra faixa etária, pode causar sérios problemas. Isso pode resultar em desnutrição e aumentar a vulnerabilidade a diversas doenças. Além disso, seu veterinário certamente explicaria os motivos pelos quais não se deve substituir a ração indicada por uma formulada para outra fase da vida do pet.
Como oferecer a ração para filhote?
A ração para filhotes, além de ter uma formulação específica, deve ser oferecida com mais frequência, já que eles gastam mais energia e estão mais propensos a crises de hipoglicemia. Para evitar a queda de glicose, é recomendado alimentar o filhote a cada 4 horas enquanto ele estiver ativo e brincando. Quando o cachorro cresce e se aproxima da idade adulta, lá pelos 6 meses, as refeições podem ser mais espaçadas até chegar em duas vezes aos dias. No entanto, só substitua a ração de filhote pela ração de adulto com a orientação de um médico-veterinário de confiança.
Como realizar a troca de ração do seu cachorro?
Realizar a troca de ração do cachorro é um momento delicado tanto para o tutor quanto para o pet. Por isso, a transição alimentar precisa ser feita gradualmente substituindo a ração atual pela nova. Dessa maneira, ele terá tempo para se adaptar à nova refeição.
Conclusão
Embora cães adultos possam, em situações ocasionais, comer ração de filhote, isso não é recomendado como uma prática regular, pois pode causar problemas de saúde a longo prazo. Escolher a ração apropriada para cada fase da vida do cão é fundamental para manter sua saúde e bem-estar. Obrigado pela leitura! Não hesite em deixar comentários ou perguntas sobre o tema.