Como um proprietário inexperiente de um animal, uma das coisas que mais me assustou foi observar meu cão respirando rapidamente, se você está experimentando o mesmo com seu Pomerânia, que às vezes parece respirar pesadamente e não tem certeza se é normal, é importante entender as razões por trás disso.
O ofegante esportivo pode ser normal em certas situações, como quando estão cansados, quentes ou excitados, mas se ele está respirando rápido com frequência, pode ser um sinal de que está sofrendo de um problema médico que precisa de atenção imediata.
Existem várias razões pelas quais um cãozinho pode respirar rapidamente, então vamos explorar as mais comuns para ajudá-lo a entender melhor, continue lendo para saber mais.
Por que meu Pomerânia está respirando tão rápido?
Exercício e atividade
Após correr várias milhas ou fazer exercícios extenuantes, assim como os humanos, é necessário um momento para recuperar o fôlego, o mesmo vale para os Pomerânia, que por serem pequenos, podem facilmente ficar ofegantes e precisar de alguns minutos para se recuperarem após uma caminhada rápida ou um jogo de pega-pega.
Normalmente, eles controlam sua caminhada rápida ao desacelerar e descansar, e é importante que durante a próxima caminhada, o cão use um arnês sem puxões, no entanto, se continuar a ofegar por um longo período após o exercício, pode ser um sinal de que algo mais está errado.
Leia sobre arnês em “Que tamanho de coleira devo comprar para meu filhote de Lulu da Pomerânia?”.
Tempo quente
Você sabia que os cães da raça Pomerânia suam pelas patas? Diferente dos humanos, eles não possuem as mesmas glândulas sudoríparas e precisam ofegar para regular a temperatura do corpo, é comum que respirem rápido para se refrescarem e regular a temperatura corporal, no entanto, ofegar excessivamente também pode indicar exaustão pelo calor ou insolação.
Devido ao fato de serem pequenos e possuírem uma pelagem dupla e espessa, têm mais dificuldade em lidar com climas quentes, o que pode levar a superaquecimento, é importante estar atento aos sinais de que ele está superaquecido, tais como ofegos fortes, tremores persistentes, baba, convulsões e fraqueza.
Não se engane achando que o seu pet está bem só porque você não está sentindo calor, imagine vestir um casaco duplo e pesado que não pode ser removido e você entenderá como seu Pomerânia pode se sentir no verão!
Caso perceba que seu cãozinho está superaquecido, leve-o para um local com sombra o mais rápido possível para evitar insolação, ofereça água fresca e coloque uma toalha molhada sobre ele para esfriá-lo, é importante ligar para o veterinário imediatamente para buscar orientação e cuidados adicionais.
Saiba mais em “Como manter seu Lulu da Pomerânia fresco no verão”.
Emoção
Lembra-se de quando era criança e ficava tão animado com algo que não conseguia ficar parado? Os Pomerânia são semelhantes às crianças pequenas e podem hiperventilar (respirar rapidamente) quando estão muito animados e felizes.
Essa reação é comum quando os seus donos chegam em casa do trabalho, eles sentem tanto a falta dos seus donos que não conseguem conter a alegria e podem correr ou pular em seus braços para expressar seus sentimentos, tudo isso pode fazer com que o seu pet respire rapidamente por um tempo.
A boa notícia é que ele geralmente volta ao normal depois que é acalmado pelo dono, mas se você estiver preocupado com a respiração rápida, é possível fazer um vídeo e mostrar ao seu veterinário, ele poderá avaliar se a respiração rápida é causada por super excitação ou por algum outro problema de saúde.
Saiba como acalma-lo em “Como Acalmar um Hiper Lulu da Pomerânia”.
Líquido nos Pulmões
Seu Pomerânia pode respirar rapidamente por outra razão séria: o edema pulmonar, nessa condição, uma quantidade anormal de líquido se acumula nas bolsas respiratórias do seu cãozinho, o que reduz a sua capacidade respiratória e o faz ofegar pesadamente.
O edema pulmonar pode ter várias causas, incluindo problemas cardíacos, inalação de fumaça, afogamento e traumas, além da respiração rápida, é importante observar outros sinais, como:
- Tosse.
- Dificuldade para respirar.
- Cianose (coloração azulada das mucosas e pele).
- Letargia.
- Falta de apetite.
Se você notar qualquer um desses sintomas, leve o seu Pomerânia ao veterinário imediatamente, o edema pulmonar é uma condição grave que pode ser fatal se não for tratada rapidamente.
Doença cardíaca
Os pomerânia podem sofrer de problemas cardíacos semelhantes aos das pessoas, que podem afetar seus atletas e levar à insuficiência cardíaca congestiva, quando o coração do seu cão não está funcionando de maneira eficaz, pode resultar na falta de oxigênio no corpo, fazendo com que ele respire mais rápido para compensar.
Além das doenças cardíacas, um coração dilatado também pode levar a problemas cardíacos, pois pode pressionar os pulmões e dificultar a respiração, em alguns casos, um defeito cardíaco congênito pode ser uma causa subjacente de atletas anormais em Pomerânia, outros sinais de doença cardíaca incluem intolerância ao exercício, tosse persistente, pressão arterial elevada e gengivas azuladas, se você notar qualquer um desses sintomas, é importante levá-lo ao veterinário imediatamente.
Leia nosso artigo “Sintomas e Tratamentos da Insuficiência Cardíaca Congestiva do Pomerânia” e também “Problemas cardíacos mais comuns no Lulu da Pomerânia”.
Traqueia colapsada
Os Pomerânia são uma raça propensa a traqueia colapsada, o que pode levar a uma respiração ofegante excessiva, essa condição ocorre quando as cartilagens traqueais ficam moles, fazendo com que a traqueia se estreite e não mantenha sua forma correta, os sintomas podem variar dependendo da localização e da gravidade do colapso, mas podem incluir dificuldade em respirar, tosse frequente e respiração rápida.
Se o seu cãozinho mostra sinais de traqueia colapsada, é importante tratá-lo o mais rápido possível, pois pode levar a problemas cardíacos e pulmonares, além disso, considerar o uso de um arnês sem puxar pode ajudar a evitar esforços desnecessários na traqueia, como puxar a guia durante os passeios.
Saiba mais sobre traqueia colapsada em “Tratamento útil de traquéia colapsada para Lulu da Pomerânia” e sobre arnês sem tração em “Arnês sem tração”.
Envenenamento
As substâncias tóxicas são outra possível causa para a respiração rápida em Pomerânia, a inalação de algo venenoso pode danificar as vias respiratórias do cão, levando a uma respiração ofegante, no entanto, a ingestão de alimentos tóxicos também pode causar dificuldade respiratória em pets curiosos.
Por exemplo, o consumo de cebola ou alho pode levar à destruição dos glóbulos vermelhos, causando anemia, respiração difícil, taquicardia e letargia, o chocolate é outra substância perigosa para eles, que pode causar tremores, agitação e problemas cardíacos, é importante manter esses alimentos longe, pois eles são pequenos e podem ficar doentes mesmo com uma pequena quantidade.
Sobre quais alimentos dar veja “O que Causa Alergias Alimentares em Lulu da Pomerânia” e também “25 alimentos humanos mais saudáveis para seu Lulu da Pomerânia”.
Infecções/Doenças Respiratórias
As infecções respiratórias, sejam elas de origem viral ou bacteriana, podem afetar a respiração do seu Pomerânia, tornando difícil e desconfortável, isso ocorre porque as infecções causam inflamação e estreitamento das vias aéreas, o que reduz a capacidade de respiração do seu cãozinho, além da dificuldade respiratória, essas infecções podem apresentar outros sinais de alerta, como secreção nasal, tosse frequente, olhos lacrimejantes, febre e perda de apetite.
Se você suspeitar que seu pet esteja sofrendo de uma doença respiratória, é importante levá-lo ao veterinário o mais rápido possível, infecções menores podem se agravar e levar a condições mais sérias, como pneumonia ou tosse do canil, caso não sejam tratadas, além disso, algumas infecções respiratórias são contagiosas e podem se espalhar para outros cães em casa.
Leia nosso artigo “O que dar ao seu cãozinho para congestão nasal?”.
Lesão/Dor
Assim como os humanos, os Pomerânia não conseguem verbalizar quando estão com dor, em vez disso, eles demonstram através de vários sinais, se você perceber que seu cãozinho está respirando rapidamente, isso pode indicar que ele está com dor intensa, infelizmente, devido ao seu tamanho pequeno, eles estão propensos a lesões, podendo se machucar gravemente até mesmo em quedas aparentemente inofensivas de suas camas ou sofás.
Fique atento a outros sinais de trauma e dor, como lambedura excessiva na área lesionada, aumento da frequência cardíaca e pupilas dilatadas, é importante lembrar que nem todo dano é visível a olho nu, por isso, se você suspeitar que seu Pomerânia esteja sofrendo, não hesite em levá-lo ao veterinário imediatamente.
Estresse
Quando um Pomerânia está estressado, com medo ou ansioso, pode ter dificuldade para respirar, isso ocorre porque, em situações de estresse, a frequência cardíaca do cão aumenta, o que leva a uma demanda maior por oxigênio, já que o coração precisa bombear mais sangue, ele é mais suscetível a esse tipo de problema, e pode precisar de alguns minutos para se recuperar e se acalmar, assim como acontece conosco.
Medicação
A respiração pesada também pode ser um efeito colateral de certos medicamentos, por exemplo, se ele sofre de asma ou outras condições inflamatórias, ele pode respirar mais rapidamente do que o normal devido aos medicamentos que está tomando.
Se o seu Pomerânia está tomando medicamentos prescritos, converse com o veterinário sobre os possíveis efeitos colaterais e o que observar em relação à respiração do seu cãozinho.
Sobre asma leia “Lulu da Pomerânia pode ter asma?”.
Doença de Cushing
Quando o seu Pomerânia tem a doença de Cushing, há uma produção excessiva de cortisol em seu corpo, normalmente, o cortisol é liberado como uma resposta ao estresse para preparar o corpo para lutar ou fugir, além disso, ele ajuda a controlar a pressão arterial, o açúcar no sangue, a inflamação e o metabolismo.
No entanto, o excesso desses hormônios pode levar a problemas de atletas, de pele, sede excessiva, aumento do apetite e da micção, se você notar esses sintomas, deve levá-lo ao veterinário para avaliação e tratamento.
Saiba mais em “Doença de Cushing do Lulu da Pomerânia: O que fazer?”.
Perguntas frequentes
Quando o cachorro está respirando muito rápido o que pode ser?
Um cachorro que está ofegante e inquieto pode ser um sintoma de um problema cardiovascular ou nervoso, ou até mesmo estresse, é importante observar a duração do comportamento, bem como outros sinais, como tremores e dificuldade de locomoção, já um cachorro que está ofegante e tossindo pode estar sofrendo de um colapso na traqueia, é fundamental consultar um veterinário para avaliar a causa subjacente e fornecer o tratamento adequado.
O que fazer quando o cachorro está com a respiração muito acelerada?
O que evitar quando o cachorro está com respiração ofegante
- Não deixe o cão realizar esforços, como pular e correr.
- Não incentive que ele fique excitado.
- Evite tomar atitudes que o deixem estressado.
- Não tente medicar o cachorro por conta própria, isso poderá piorar ainda mais a situação, procure já o veterinário!
Como saber se o cachorro está com problemas respiratórios?
Para identificar um cachorro com dificuldade para respirar, é importante saber reconhecer alguns sinais, os principais sintomas incluem agitação evidente, mudanças no ritmo respiratório, ruídos anormais durante a respiração, estender o pescoço e língua e mucosas com coloração arroxeada.
É normal cachorro respira rápido dormindo?
É comum ficar preocupado ao ver o seu cachorro respirando rápido e se agitando durante o sono, mas saiba que isso é normal, durante o sono REM, a atividade cerebral aumenta muito, causando movimentos involuntários e uma respiração rápida e descompassada.
Porque o cachorro fica respirando com a boca aberta?
Por meio dela, o peludo controla a temperatura, ou seja, à medida que ele abre e fecha a boca repetidamente e rapidamente, o sistema de refrigeração é ativado, algo que o ajuda nos dias de calor intenso, por exemplo, a boca aberta e o som de forçar o ar para fora não significam apenas sede.
- Como Escolher o Melhor Educador Sanitário para Cães?Compartilhe!Educador sanitário é fundamental para quem acabou de adotar um filhote e quer que ele aprenda a fazer xixi no local certo. Mas também podem ajudar cães que foram adotados já adultos, além de evitar que os doguinhos saiam por aí demarcando território nos móveis da casa. É importante lembrar que os educadores sanitários não fazem milagre…
- Meu Cachorro não quer Comer Ração, o que Fazer?Compartilhe!Graças à sua durabilidade e praticidade, a ração seca é um dos alimentos mais populares para cachorros. Crocante e aromática, ela costuma ser bem-aceita pela maioria dos pets, mas há casos em que, por algum motivo, eles perdem o interesse na comida. E agora, o que fazer quando meu cachorro não quer comer ração? Fique tranquilo! Com…
- Pode dar Sachê para Cachorro Todo Dia? A Verdade que Ninguém te ContaCompartilhe!Saber se pode dar sachê para cachorro todo dia é algo que pode fazer toda a diferença na alimentação dos peludos. Afinal, os cães são super fãs da ração úmida e vão adorar receber esse “mimo” no dia a dia. Como os sachês para cachorros possuem uma alta palatabilidade e digestibilidade, os doguinhos se sentem bastante atraídos por esse…
- Pode Molhar a Ração do Cachorro com Água?Compartilhe!Pode molhar ração de cachorro? Faz mal ração molhada? Pode molhar ração com leite? A maioria dos cães têm uma dieta baseada em alimentos secos. Entretanto, frequentemente os tutores ficam em dúvida se devem umedecer a comida dos peludos. Mesmo que não seja uma norma, existem determinadas situações que adicionar água na ração pode ser recomendado, ou…
- Cachorro Pode Comer Sachê de Gato? Saiba se é Seguro e Quando EvitarCompartilhe!Muitos tutores que convivem com cães e gatos já presenciaram momentos em que o cachorro tenta “roubar” o sachê do gato. Embora isso pareça inofensivo, é importante entender as diferenças nutricionais entre os alimentos para cães e gatos e os possíveis riscos envolvidos. Neste artigo, vamos esclarecer se os cachorros podem comer sachê de gato,…
- Papinha para Cães Filhotes: Passo a Passo de Como Fazer a Transição para a Ração SecaCompartilhe!A alimentação dos filhotes segue um certo “cronograma”: primeiro começa pela amamentação, depois vai para a papinha de cachorro e por fim chega à ração seca. Esse processo de transição com a papinha sendo o elo entre o alimento líquido e o sólido é muito importante para acostumar o animal com novas texturas antes de introduzi-lo diretamente…