Como dono de um Pomerânia, é incontestável a inteligência do seu cãozinho, ele tem a habilidade de identificar quando você chega em casa do trabalho e sabe exatamente como conseguir uma gostosura de você, mas será que eles são mais inteligentes do que outras raças caninas?
Se nos basearmos nos estudos de inteligência canina realizados por Stanley Coren, os Pomerânia são considerados cães de trabalho excelentes, o que os coloca entre as raças mais inteligentes do mundo, então, como a inteligência canina é medida pelos cientistas e quais raças são mais espertas do que o seu cãozinho? Continue lendo para descobrir.

Como a inteligência canina é medida?
A ciência nos permitiu obter mais conhecimento sobre cães e sua forma de pensar, em comparação com o passado, no entanto, o assunto da inteligência canina ainda é controverso entre proprietários de cães e cientistas, o maior obstáculo é que cada cão possui um temperamento único e diferentes capacidades de aprendizado, portanto, fazer afirmações gerais sobre uma raça com base em alguns cães não é uma maneira precisa de refletir a inteligência de toda a raça, além disso, os cães são bons em coisas diferentes, por exemplo, Border Collies são excelentes cães de pastoreio, mas podem não ser tão eficazes como cães de guarda quanto os Dobermans ou Pastores Alemães, da mesma forma, os Pomerânia são mais adequados como cães de companhia do que os reservados Chow Chows.
Compreende-se, portanto, que é difícil determinar quão inteligente é um Pomerânia em comparação com outras raças de cães, no entanto, a classificação das raças caninas com base em sua inteligência já foi tentada, Stanley Coren, um dos principais especialistas em comportamento canino, desenvolveu o primeiro teste de inteligência canina em 1976, até hoje, seu trabalho é usado para comparar a inteligência das raças caninas, embora haja críticas quanto à precisão do método, saiba mais em “O Lulu da Pomerânia é realmente muito inteligente!”.
De acordo com Coren, a inteligência dos cães depende mais de seus genes (51%) do que de sua criação e ambiente (49%), ele destaca três tipos de inteligência que influenciam a inteligência de um cão:
- Instintivo
- Adaptável
- Trabalho e obediência
A criação de diferentes raças de cães foi motivada pela necessidade de habilidades específicas, como caçar, pastorear, guardar ou ser companheiro, a capacidade de um cão em executar essas tarefas demonstra sua inteligência instintiva, portanto, se o seu pet é um excelente cão de companhia, isso indica que ele é instintivamente inteligente, por outro lado, a inteligência adaptativa avalia as habilidades analíticas e de resolução de problemas do seu cão, por exemplo, alguns podem aprender a abrir portas observando os humanos, enquanto outros podem ligar e desligar as luzes, no entanto, para Stanley Coren, a inteligência de trabalho e obediência é a mais importante, isso demonstra a capacidade do Pomerânia de aprender com os humanos e sua disposição e propensão para obedecer e entender os comandos, como resultado, Coren utiliza a inteligência de trabalho/obediência para classificar mais de 100 raças de cães, embora muitas pessoas possam discordar de suas descobertas, outras abordagens de avaliação confirmam as classificações gerais.
Como os pomerânia se classificam entre outras raças de cães?
Vamos examinar a inteligência comparativa dos Pomerânia com outras raças de cães, enquanto alguns donos afirmam que seus cães são os mais inteligentes, isso é comum a todos os proprietários de cães, é necessário avaliar as opiniões de especialistas, como Stanley Coren, de acordo com seus estudos, os Pomerânia estão entre as excelentes raças de trabalho, eles aprendem um novo comando em 5 a 15 repetições e obedecem ao primeiro comando em 85% das vezes ou mais, esses resultados são bastante notáveis, considerando que um Pomerânia precisa de apenas 10 repetições em média para aprender um novo comando e é mais provável que obedeça a um comando que conhece, algumas outras raças de cães que também estão incluídas nessa categoria são:
- Pembroke Welsh Corgi
- Schnauzer Miniatura
- Springer Spaniel Inglês
- Cão Pastor Belga
- Schipperke
- Keeshond
- Bretanha
- Cocker Spaniel
Quais são as raças de cães mais inteligentes do que os pomerânia? Os cães que se destacam em termos de inteligência aprendem novos comandos com cinco ou menos repetições e obedecem ao primeiro comando 95% das vezes ou mais, não é surpresa que Border Collies, Poodles, Pastores Alemães, Labradores e Golden Retrievers sejam considerados os mais inteligentes, no entanto, você pode ficar surpreso ao saber que os Papillons, uma raça de Spaniel toy, também estão entre os mais brilhantes, por outro lado, na parte inferior da lista estão raças de cães que precisam de mais de 80 repetições para aprender um comando, Afghan Hound, Basenji, Bulldog e Chow Chow são algumas delas, no entanto, essas raças são altamente independentes e teimosas, o que não é surpreendente que tendam a ignorar as tentativas de treinamento de obediência.

Você pode testar o quão inteligente é o seu Lulu da Pomerânia?
Já que estamos falando sobre como os Pomerânia são inteligentes quando comparados a outros cães, você pode estar se perguntando como testar o intelecto do seu pet, eu tenho alguns testes fáceis que mostrarão o quão brilhante é o seu cãozinho.
O teste da toalha
Pegue uma toalha/cobertor e coloque sobre a cabeça do Pomerânia, dê ao seu pet três pontos se ele ficar livre em menos de 15 segundos, conceda dois pontos por 15 a 30 segundos e um ponto por mais de 30 segundos.
O Teste de Tratar
Coloque uma guloseima embaixo de um sofá ou cadeira para que seu Pomerânia possa alcançá-la apenas com as patas, se eles fizerem isso em menos de um minuto, dê a eles três pontos, dois pontos são se o seu Lulu da Pomerânia usar nariz e cabeça para alcançar a recompensa e um ponto se desistir.
O Desafio da Taça Vazia
Pegue uma guloseima e três copos vazios, coloque a recompensa embaixo de um copo enquanto seu pet assiste, distraia-os por alguns segundos e depois incentive a encontrar a comida, dê ao seu Pomerânia três pontos se ele fizer isso em uma tentativa, caso contrário, dê dois pontos para duas tentativas e um ponto para três.
O Teste de Barreira
Construa uma barreira de papelão e faça um pequeno buraco para que seu cãozinho possa ver o outro lado, jogue uma guloseima atrás da barreira e observe como seu Pomerânia reage, dê três pontos se o seu pet correr para o outro lado em 30 segundos ou menos e dois pontos se tentar escalar a barreira ou derrubá-la.
O Teste de Móveis
Tire seu Pomerânia da sala e mude seu local de dormir favorito, deixe seu pet de volta e observe, se eles forem direto para o seu lugar, dê a eles três pontos, caso contrário, dê dois pontos por hesitação e um ponto por um novo local para dormir.
O Desafio da Trela
Escolha a coleira do seu pet em um momento em que você não costuma passear, se o seu cãozinho parece animado, ele sabe o que significa a trela e merece três pontos, dê a eles dois pontos se reagirem quando você chegar à porta e um ponto se não reagirem.
O que significam os resultados do seu Pomerânia?
Depois de fazer todos esses pequenos testes, você deve somar os pontos do seu Pomerânia, então confira a pontuação abaixo:
- Mais de 15 pontos – Você tem um dos cães mais brilhantes do mundo.
- 13-15 pontos – Seu Lulu da Pomerânia é mais esperto do que um cão comum.
- 9-12 pontos- Seu Pom aprende o básico com facilidade.
- 5-8 pontos – Seu Lulu da Pomerânia provavelmente aprende comandos mais lentamente do que a maioria dos cães.
- 1-4 pontos – Não se preocupe, você ainda tem um dos cachorros mais fofos do mundo, mesmo que não sejam os mais inteligentes.
Como já disse, até cães da mesma raça têm habilidades diferentes, então não fique desapontado com os resultados do seu Pomerânia, você sempre pode ajudar seu pet a ficar mais inteligente participando de algumas atividades que estimulam o cérebro, por exemplo:
- Esconda guloseimas pela casa para estimular seu Pomerânia a usar seus sentidos para encontrar a recompensa.
- Expanda o vocabulário do seu pet ensinando novas palavras.
- Obtenha jogos de quebra-cabeças para estimular mentalmente o seu Pomerânia.
- Comece o treinamento de obediência o mais rápido possível e faça sessões todos os dias.
- Saiba mais em “Quando devo começar a treinar meu Pomerânia?”.
Comparar a inteligência do seu Lulu da Pomerânia com outros cães pode ser difícil, mas é indiscutível que eles são cães extremamente inteligentes e capazes de realizar proezas incríveis no campo de competição.
- Importância da Gorduras e Ácidos Graxos na Dieta dos CãesCompartilhe!A alimentação dos cães precisa ser equilibrada para garantir sua saúde e bem-estar. Entre os nutrientes essenciais, as gorduras e os ácidos graxos desempenham um papel fundamental no fornecimento de energia, na manutenção da pele e do pelo, no suporte ao sistema imunológico e até mesmo no desenvolvimento cerebral. Apesar de muitas pessoas ainda associarem…
- Cachorro sem Apetite: Quais são as Causas e o que Fazer?Compartilhe!Se um pet está sem comer, isso sempre é motivo de preocupação. Um cachorro sem apetite, por exemplo, chama muito a nossa atenção, já que esses companheiros costumam comer bastante. Então, se você quer saber como agir em uma situação desse tipo, continue a leitura! Falta de apetite em cães é algo normal? Para iniciarmos nossa…
- Receita de Ensopado de Arroz Integral e Carne para CachorroCompartilhe!Alimentar seu cachorro de maneira saudável e equilibrada é essencial para garantir sua qualidade de vida. Essa receita de ensopado de arroz integral e carne é uma ótima opção de refeição caseira, nutritiva e segura para seu pet. O arroz integral fornece fibras para a digestão, a carne é rica em proteínas e os legumes…
- Diarreia Aguda e Crônica em Cães: Causas, Diagnóstico e TratamentoCompartilhe!A diarreia é um problema gastrointestinal comum em cachorros e pode ser classificada como aguda ou crônica. Embora muitas vezes seja um sintoma passageiro, pode indicar problemas sérios de saúde e exigir atenção veterinária. Neste artigo, vamos abordar as causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e formas de prevenção da diarreia em cães. O que é Diarreia…
- Alimentos Naturais para Cães com Poder Anti-InflamatórioCompartilhe!A alimentação natural para cães tem ganhado cada vez mais destaque entre os tutores que buscam uma vida mais saudável para seus pets. Dentro desse universo, alguns alimentos se destacam pelo seu poder anti-inflamatório, ajudando a prevenir doenças, aliviar dores articulares e fortalecer o sistema imunológico. Neste artigo, vamos explorar quais são esses alimentos, seus…
- Como Alimentar um Cachorro com Pancreatite? Descubra Tudo Aqui!Compartilhe!O pâncreas é um órgão pequeno, mas muito importante. Sua função principal é secretar enzimas digestivas e outras substâncias que auxiliam na absorção dos nutrientes da dieta, vitaminas e minerais. Além disso, é responsável pela produção de hormônios extremamente importantes para a regulação do metabolismo, como a insulina e o glucagon. Quando esse órgão, cheio de funções…
- Biscoito Caseiro para Cachorro: Aprenda Como FazerCompartilhe!O tutor responsável deseja sempre o que é bom para seu pet. Da mesma forma que nos preocupamos em ter uma alimentação saudável, devemos ter o mesmo cuidado com nosso cachorro. Por isso, já pensou em como fazer biscoito para cachorro nutritivo e gostoso? Se você gostou da ideia, fique conosco e aprenda receitas muito práticas e…
- Alimentação para Cães de Porte Grande a GiganteCompartilhe!Todas as raças de cães são diferentes e suas necessidades alimentares também são. A alimentação do cães de porte grande requer cuidados especiais para que seu desenvolvimento seja adequado ao seu porte. É essencial estar atento desde a mais tenra idade para evitar deficiências nutricionais. Uma vez adulto, sua alimentação deve ser adaptada à sua atividade e ao seu estilo…
- Cão de Médio Porte: Como Alimentá-los da Forma Correta?Compartilhe!Você tem um cão de médio porte como animal de estimação? Então deve saber que manter uma alimentação balanceada, rica em proteínas, vitaminas e minerais é essencial para manter a saúde do animal, auxiliando na prevenção de enfermidades e deficiências nutricionais, certo? Pensando nisso, para manter o seu cachorro de médio porte feliz, bonito e…