Os Pomerânia podem ter vários problemas controlados devido a características físicas da raça, como o focinho encurtado, esses problemas incluem dispneia, taquipnéia, bradipnéia devido a narinas estenóticas, palato mole alongado, sáculos laríngeos evertidos e hipoplasia traqueal, essas condições podem levar à obstrução do fluxo de ar e dificultar a estimulação adequada do cãozinho, além disso, devido aos seus pulmões e vias aéreas inferiores do que outras raças, eles podem ter dificuldade em recuperar o fôlego, especialmente durante atividades físicas intensas.
6 tipos de problemas respiratórios da Pomerânia
Os Pomerânia podem apresentar problemas respiratórios decorrentes do seu tamanho reduzido e vias aéreas estreitas, essas vias aéreas podem ser naturalmente pequenas desde o nascimento, ou podem se tornar estreitas devido a condições como alergias, infecções ou colapso da traqueia.
Embora algumas condições possam ser tratadas com medicamentos para tosse de venda livre ou com o uso de um arnês de cachorro que evite puxões, outras exigem cuidados mais intensos, entre os problemas respiratórios mais comuns enfrentados estão:
Dispneia (respiração difícil)
Dispneia é um termo médico para respiração difícil caracterizada por narinas dilatadas e boca aberta enquanto o ar entra nos pulmões, distúrbios respiratórios, insuficiência cardíaca, coágulos sanguíneos, asma, pneumonia, reações alérgicas, etc. podem causar dificuldade em respirar, a dispneia é frequentemente acompanhada por sintomas, como
- Dor no peito
- Respiração curta
- Chiado
- Barriga anormal e movimento do peito
- Abaixe a cabeça e o pescoço enquanto inspira
Taquipnéia (respiração rápida)
Taquipneia é um termo utilizado para descrever uma frequência respiratória acelerada, em repouso, a frequência respiratória média é de 20 a 30 respirações por minuto, mas quando a frequência respiratória de um cão ultrapassa 30 respirações por minuto, isso é considerado taquipneia.
Essa condição pode ser causada por várias razões, como doenças cardíacas, doenças pulmonares, anemia (baixos níveis de glóbulos vermelhos) e hipóxia (baixos níveis de oxigênio no sangue), além disso, dor, ansiedade ou exercício também podem desencadear taquipneia, os sintomas da condição podem incluir:
- Ofegante (mais do que o normal e com a língua para fora da boca)
- Respiração de boca aberta
- Aumento da frequência cardíaca
- Respiração pesada durante o sono, saiba mais em “Por que meu Pomerânia está respirando pesado enquanto dorme?”
- Peito movendo-se mais do que o normal
Bradipneia (respiração lenta)
A bradipneia é o oposto da taquipneia e é definida como uma frequência respiratória lenta, um cão com bradipnéia está respirando menos de 20 vezes por minuto, ela pode ser um sinal de uma doença relacionada ao metabolismo ou outro problema, como apneia do sono, envenenamento por monóxido de carbono ou overdose de drogas, os sintomas incluem respiração superficial e aumento da frequência cardíaca.
Respiração estertorosa
A respiração estertorosa é uma forma de respiração ruidosa e áspera, frequentemente descrita como ronco, é causada por uma obstrução das vias aéreas, que pode ser causada por obesidade, alergias e anormalidades anatômicas.
Respiração Excessiva
Ofegar é um comportamento normal dos cães que os ajuda a regular a temperatura corporal, no entanto, se o seu cão estiver ofegando excessivamente, pode ser um sinal de uma condição médica, como insolação, doença cardíaca ou distúrbios respiratórios, ofegar também pode ser um sinal de dor, ansiedade ou exercício.
Hiperventilação (respiração rápida e profunda)
Hiperventilação ou respiração excessiva refere-se a uma respiração rápida e profunda, quando um cão está ansioso ou estressado, sua frequência cardíaca e respiratória aumentam, aumentando a necessidade do corpo por mais oxigênio.
Essa condição pode ser desencadeada por uma variedade de condições médicas, como ansiedade, insuficiência cardíaca e distúrbios sanguíneos, além disso, a hiperventilação pode ocorrer em cães que praticam exercícios extenuantes ou durante períodos de clima quente.
Por que raças de cães pequenos podem ter dificuldade para respirar
Cães de raças pequenas podem enfrentar dificuldades respiratórias por diversos motivos, algumas dessas raças podem nascer com vias aéreas pequenas, enquanto outras podem desenvolver condições que contribuem para a dificuldade respiratória, como infecções, traqueias em colapso, doenças dentárias e obesidade.
Além disso, devido ao seu tamanho reduzido, esses cães podem apresentar maior suscetibilidade a superaquecimento e infecções respiratórias, vamos analisar mais detalhadamente cada um desses motivos.
Raça
As raças de cães toy, tais como Pomerânia, Pugs, Shih Tzus, entre outras, possuem características braquicefálicas que aumentam a probabilidade de enfrentarem problemas respiratórios, esses cães possuem ossos mais curtos no crânio, o que resulta em um rosto achatado e focinho curto, como resultado, suas narinas são menores e suas vias aéreas mais estreitas, o que pode levar a dificuldades respiratórias.
Anormalidades anatômicas
Pomerânia podem nascer com anormalidades anatômicas que causam obstrução das vias aéreas, as causas mais comuns de problemas respiratórios são:
- Narinas estenóticas (passagem nasal fechada ou estreita)
- Palato mole alongado criando obstáculo na passagem de ar
- Sáculos laríngeos evertidos
- hipoplasia traqueal
Alergias
As alergias são uma causa comum de problemas respiratórios em Pomerânia, elas podem causar inflamação e estreitamento das vias aéreas, o que também pode levar ao espirro reverso, respiração pesada durante o sono e dificultar a respiração do cão em geral, podem ser causadas por uma variedade de coisas, incluindo:
- Alergias ambientais
- Alergias a comida
- Alergias de contato (tapete, roupas, cobertor, etc.)
- Alergia a plantas
Infecções/Doenças Respiratórias
Há uma variedade de infecções respiratórias que podem causar problemas de saúde na Pomerânia, incluindo:
- Vírus da Cinomose Canina: Este vírus não afeta apenas o sistema respiratório, mas também os sistemas nervoso e gastrointestinal, este vírus pode se espalhar muito rapidamente entre cães mantidos em locais fechados.
- Tosse do Canil: A tosse do canil é uma infecção pulmonar altamente contagiosa causada por uma variedade de vírus e bactérias como adenovírus canino, vírus da parainfluenza, Bordetella, Mycoplasma, etc, saiba mais em “Tosse do Canil”.
- Vírus Sincicial Respiratório: É mais comum em cachorros jovens e, em casos graves, causa problemas respiratórios.
- Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC): A DPOC é uma inflamação dos pulmões que piora com o tempo e é irreversível, também pode ser chamada de bronquite crônica. Embora não haja cura para a DPOC, a detecção precoce e os tratamentos podem ajudar a controlar a doença, que inclui fisioterapia respiratória, antibióticos e broncodilatadores.
- Pneumonia: É a inflamação dos pulmões que pode ser causada por uma variedade de vírus, bactérias, fungos, alimentos aspirados, fluidos ou corpos estranhos.
- Asma: É a inflamação crônica das vias aéreas que dificulta a respiração, é muito raro em cães, mas pode ser visto em alguns Pomerânia, leia mais em “Lulu da Pomerânia pode ter asma?”.
Resfriados e Gripes
Assim como os humanos, os Pomerânia também podem pegar resfriados e gripes uns dos outros, a bactéria ou vírus causador pode se espalhar rapidamente entre os cães mantidos em ambientes fechados.
Edema pulmonar
O edema pulmonar é o acúmulo de líquido nos pulmões que pode ser causado por uma variedade de coisas, incluindo doenças cardíacas, altitudes elevadas e toxinas.
Doença cardíaca
As doenças cardíacas são uma das causas mais comuns de problemas respiratórios em cães, elas podem fazer com que o coração bombeie com menos eficiência, o que leva ao acúmulo de líquido nos pulmões, alguns tipos comuns de doenças cardíacas incluem:
- Cardiomiopatia dilatada
- Doenças valvares
- Defeitos cardíacos congênitos
- Saiba mais em “Problemas cardíacos mais comuns no Lulu da Pomerânia”.
Anemia
A anemia é uma condição na qual há uma diminuição no número de glóbulos vermelhos ou hemoglobina no sangue, ela pode causar dificuldade em respirar, pois reduz a quantidade de oxigênio que está sendo transportada para os tecidos.
Paralisia laríngea
A paralisia laríngea é uma condição que faz com que os músculos da laringe fiquem fracos ou paralisados, isso pode causar dificuldade para respirar, pois o cão não consegue mover o ar pela garganta adequadamente.
Colapso da Traqueia
A traqueia colapsada é uma condição na qual a traqueia (traqueia) colapsa ou se achata quando o cão inspira, isso pode causar dificuldade para respirar, bem como um som de buzina quando o cão expira, elas são mais comuns em raças de cães pequenos, como os Pomerânia, um arnês sem tração para cães com traqueia colapsada é muito eficaz para aliviar esses sintomas, saiba mais sobre a doença em “Definindo uma traquéia colapsada” e sobre arnês em “Como escolho o melhor arnês da Pomerânia?”.
Tumores
Os tumores podem crescer em qualquer parte do corpo e podem comprimir as vias aéreas, dificultando a respiração do cão, eles podem ser benignos (não cancerosos) ou malignos (cancerígenos).
Obesidade
A obesidade é um dos problemas de saúde mais comuns em cães e pode levar a uma variedade de outros problemas de saúde, incluindo problemas respiratórios, isso pode dificultar a respiração do cão, pois pressiona o peito e os pulmões, leia mais em “Sinais de que você tem um Lulu da Pomerânia acima do peso”.
Insolação
A insolação é uma condição que ocorre quando a temperatura corporal do cão fica muito alta, isso pode ser causado pela exposição ao clima quente, exercícios ou por ser deixado em um carro em um dia quente, isso pode causar dificuldade em respirar, bem como outros sintomas como respiração ofegante, salivação e vômitos, veja “Como manter seu Lulu da Pomerânia fresco no verão“.
Como um dono da Pomerânia como você pode ajudar seu cão a respirar melhor?
Se o seu Pomerânia está lutando para respirar, é importante levá-lo ao veterinário o mais rápido possível, enquanto isso, existem algumas coisas que os donos da Pomerânia podem fazer para ajudar seu cão a respirar mais facilmente.
Remova quaisquer alérgenos do ambiente
Se o seu Pomerânia é alérgico a algo em seu ambiente, como poeira, pólen ou fumaça, é importante remover o alérgeno de seu ambiente, isso pode ser feito usando purificadores de ar, aspirando regularmente e evitando fumar perto.
Mantenha seu Pomerânia em um peso saudável
O peso extra pode exercer pressão sobre o peito e os pulmões, dificultando a respiração do Pomerânia, é importante manter o seu pet em um peso saudável, alimentando-o com uma dieta balanceada e proporcionando-lhe bastante exercício.
Evite o tempo quente
O clima quente pode dificultar a respiração do Pomerânia, é importante evitar o calor, mantendo o dentro de casa durante a parte mais quente do dia e garantindo que ele tenha acesso a água fresca e fresca.
Use um umidificador
O ar seco pode dificultar a respiração do Pomerânia, usar um umidificador em sua casa pode ajudar a adicionar umidade ao ar e fazer é mais fácil para o seu cãozinho respirar.
Mantenha a calma da Pomerânia
O estresse e a ansiedade podem dificultar a respiração do seu Pomerânia, é importante manter o seu pet tranquilo, proporcionando um local tranquilo e confortável para descansar e evitando situações que possam causar stress.
Resumindo, os Pomerânia enfrentam desafios respiratórios devido a fatores como obesidade, alergias e colapso da traqueia, alguns problemas respiratórios podem ser tratados com remédios sem receita ou arneses especiais, mas outros exigem atenção veterinária, para ajudar seu pet a respirar melhor, você pode remover alérgenos do ambiente, manter um peso saudável e evitar o superaquecimento, se você notar sinais de dificuldade respiratória, é importante levá-lo ao veterinário imediatamente.
- Cães Podem Tomar Caldo de Cana?Compartilhe!Todo tutor quer oferecer o melhor para o seu pet, mas nem todos os alimentos humanos são adequados para cães. Muitas vezes, comidas e bebidas atraentes para nós podem ser perigosas para eles, como é o caso do caldo de cana. Embora natural, o caldo de cana tem alto teor de açúcar, o que o…
- Cachorro Pode Comer Caju? Veja a Resposta Aqui!O caju, uma fruta típica do Brasil, é muito popular nas mesas brasileiras e, apesar de dividir opiniões pelo seu sabor adstringente, tem muitos fãs, inclusive entre o cachorro. Mas será que os cachorros podem comer caju? O caju é rico em vitaminas e é ótimo para fazer suco, mas será que nossos amigos peludos…
- Cachorro Pode Comer Banana? Descubra Aqui!Muita gente se pergunta se cachorro pode comer banana, essa é uma dúvida comum entre os tutores que querem oferecer alimentos naturais aos seus pets, continue lendo para saber se cães podem comer banana e outras frutas. Confira! Os cachorros podem comer banana? Claro! Cachorros podem comer banana e, na verdade, essa fruta traz diversos…
- Será que Cachorro Pode Comer Cajá?Se você está se perguntando se cachorro pode comer cajá, a resposta é simples: não é seguro para cães. O cajá é uma fruta comum em algumas regiões do Brasil, e, por isso, muitos tutores podem pensar em oferecer um pedaço ao pet. No entanto, essa fruta apresenta riscos para os cachorros. Embora algumas frutas…
- Cachorro Pode Comer Atemoia? Descubra Aqui!A atemoia é uma fruta híbrida, originada do cruzamento entre a fruta-do-conde e a cherimoia, conhecida por seu sabor adocicado e sua polpa cremosa. Como muitos tutores de cães estão cada vez mais interessados em oferecer alimentos naturais e saudáveis para seus pets, surge a dúvida: será que os cachorros podem comer atemoia? A resposta…
- Cachorro Pode Comer Ameixa? Tire Todas as Suas Dúvidas Aqui!A ameixa é uma fruta deliciosa e sazonal, mais comum no final do ano, mas, devido à sua doçura, está sempre presente nas mesas brasileiras. Se você deseja compartilhar essa iguaria com seu cachorro, surge a dúvida: será que cachorro pode comer ameixa? Essa é uma pergunta frequente, já que algumas frutas populares, como a…